Participe

Agenda 21 Comperj

O objetivo de uma Agenda 21 Local é contribuir para a implementação de políticas públicas e ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, com a participação efetiva de todos os setores da sociedade. Há diversas formas de participar da Agenda 21 do seu município, entre elas:

• Integrar o Fórum como membro, colaborador ou participante de grupos de trabalho, câmaras técnicas, reuniões ou ações específicas;

• Apoiar o o funcionamento do Fórum ou o desenvolvimento de ações e projetos específicos;

• Utilizar o espaço de discussão e de parceria do Fórum na busca de soluções locais;

• Contribuir para a viabilização do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável.

Como participar

  • Primeiro
    Setor

    Órgãos públicos municipais, estaduais e federais

    Apresentar e debater suas propostas e ações com as lideranças locais, de forma transparente e democrática. Aperfeiçoar e facilitar a implementação de políticas públicas a partir do diálogo com os diferentes setores. Estabelecer parcerias e buscar apoio para o desenvolvimento de programas e projetos. Identificar as prioridades elencadas pela sociedade em consenso com o primeiro setor. Atuar para a viabilização da Agenda 21. Cumprir a lei da Agenda 21.

  • Segundo
    Setor

    Empresas, associações, cooperativas e entidades do setor produtivo

    Comunicar a finalidade, atividades e práticas desenvolvidas no município. Estabelecer parceria com os demais setores da sociedade para viabilização de atividades de negócio ou de sustentabilidade. Negociar e facilitar a mitigação de eventuais impactos gerados por suas atividades. Alinhar suas ações de responsabilidade socioambiental e de negócio com as demandas da sociedade. Contribuir para o funcionamento do Fórum e o desenvolvimento de ações diversas.

  • Terceiro
    Setor

    ONGs, sindicatos, associações de classe, fundações e clubes

    Debater e buscar as soluções mais sustentáveis e viáveis para o município. Atuar de forma conjunta com os demais setores, buscando parcerias para o desenvolvimento de atividades e projetos. Apresentar seus projetos à sociedade. Utilizar o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) como referência para a proposição e a execução de projetos e ações demandados pela sociedade. Contribuir para a viabilização de ações diversas em conjunto com o Fórum Local.

  • Setor
    Comunitário

    Comunidade, associações de moradores e outros representantes de grupos sociais

    Participar das discussões sobre o município. Obter e fornecer informações qualificadas. Atuar de forma conjunta com os demais setores, buscando parcerias para atividades e projetos comunitários. Acompanhar e monitorar as ações desenvolvidas no município e a implementação da Agenda 21 Local. Participar das mobilizações e ações do Fórum Local. Agir, no dia a dia, em coerência com as propostas da Agenda para a sustentabilidade local.

Entre em contato

Este é o primeiro passo para participar. Fale um pouco sobre você e aguarde. Em breve, entraremos em contato.

Mapa do site